Começarei a discorrer sobre o futuro trazendo uma nova perspectiva sobre a maturidade e o envelhecimento.

Neste momento, acredito que algumas pessoas devem ter fechado esse texto nem querendo ler o restante, tamanha a nossa dificuldade em nos aceitarmos maduros e envelhecidos.

Essa dificuldade sobre essas etapas da vida tem no mínimo dois fatores que a determinam:

  1. Conforme vamos envelhecendo nos aproximamos do nosso fim, se tudo der certo morreremos idosos. A morte para a cultura ocidental é um tabu, um mistério e por isso muitas pessoas têm medo até de pensar que vão morrer, aliás costumamos viver como se esse dia nunca vai chegar;
  2. A maturidade e o envelhecimento nos causam repulsa e pavor, visto que nessa mesma sociedade ocidental e consumista, só é valorizado aquilo que é novo, atraente o que está “dentro do mercado” e economicamente produtivo.

Dados do IPEA publicados em fevereiro de 2022 apontam que em 2030 o Brasil contará com 209,7 milhões de brasileiros, com tendência de queda na taxa de natalidade e a população contará com mais pessoas envelhecidas.

Precisamos sempre fazer algumas atualizações no nosso “sistema operacional” (nossa mentalidade) porque o mundo muda muito rápido, as novas descobertas da ciência para a saúde e longevidade avançaram muito e a nossa expectativa de vida aumentou.

Aponto esses aspectos visto que na maturidade e envelhecimento é necessário falar, refletir e se preparar para esse processo que, apesar de natural, é negligenciado a começar por nós mesmos. Essas etapas da vida, assim como as demais, não temos controle algum por mais que queiramos, por isso inútil brigar com a natureza.

As pessoas acima dos 50 anos na atualidade estão muito diferentes das pessoas dessa mesma faixa etária de 20/ 30 anos atrás.

A vida pós-moderna melhorou muito em alguns aspectos, temos muito mais informações sem precisar sair de casa, conseguimos nos conectar com pessoas de diversos lugares na palma de nossas mãos.

Parece pouco? Não é!

Há mais de quarenta anos não tínhamos tanta informação sobre prevenção em saúde.

 Milhões de mulheres morreram, por exemplo, de câncer de mama uma vez que nem se sabia como prevenir, não havia campanhas na mídia, absolutamente NADA! Eu mesma quando bem jovem perdi minha madrinha, para o câncer de mama, com 42 anos porque não tínhamos essa profusão de informações.

Hoje sabemos como prevenir várias doenças, como tratá-las e a sobrevida cresceu muito com crescentes índices de cura! Que maravilha!

Então se vamos viver mais, comecemos a nos preparar para o futuro, tenha você quantos anos tiver, comece hoje a se preparar, um dia chega.

Como você quer viver sua maturidade e seu envelhecimento? Você já se perguntou isso?

Você quer ser protagonista dessas etapas ou será “vítima do tempo” brigando com alguém fisicamente que não existe mais, só no passado?

Antes de você responder para você mesmo essas perguntas, eu coloquei alguns pontos para te ajudar a pensar e a viver melhor com o futuro na maturidade e velhice:

– Não fique no saudosismo de sua antiga imagem, quando jovem todos nós, devido aos hormônios em doses elevadas temos outro metabolismo orgânico e por isso pele e cabelos viçosos, além de outras belezas. A nossa antiga imagem está lá no nosso passado, podemos visitá-la quando quisermos por meio das boas recordações ou fotos.

Hoje o lance é outro, mesmo recorrendo a dermocosméticos e procedimentos estéticos, que são absolutamente válidos, estaremos envelhecendo.

Não deixe que as pessoas permitam você fazer ou não o que acha conveniente para você. Ser maduro ou idoso não é perder a capacidade de escolha (salvo em casos de doença neuro cognitiva). Seja o piloto da sua vida, não delegue a ninguém. Você será tratado na maturidade e velhice de acordo como você permitir, igualzinho na juventude e idade adulta.

Em tempo, para as mulheres: a menopausa, tão temida, não é o fim. Cada pessoa tem uma característica orgânica e vai determinar como passará por essa fase diferente de outra pessoa. 

Há vitalidade, alegria, sexualidade na menopausa sim, mas devemos recorrer aos tratamentos adequados no momento que o médico indicar, que geralmente é antes dos 50 aninhos, fique de olho nisso e passe por essa fase mais amparada e com menos sofrimento.

Cuide de sua saúde física: com o passar dos anos nossos músculos enfraquecem, é necessário exercícios para fortalecermos e nos prepararmos com músculos fortes para no futuro termos vitalidade para caminhar, viajar e conseguir se levantar de cadeiras com facilidade, além de evitarmos tombos.

Você é a pessoa mais interessada em você, cuide-se ninguém fará isso no seu lugar, ninguém!

Preste a atenção na sua saúde mental. Procure envelhecer sem mágoas, culpas e pendências emocionais, isso vai deixar você mais leve, em paz com os outros, com seu passado e com você.

Caso precise de ajuda para resolver essas questões, procure ajuda de um profissional de saúde mental, afinal fazer terapia é maravilhoso e transformador em qualquer idade, incluindo a maturidade e velhice.

 Continue conservando amigos e amplie seu círculo social, isso é fator protetivo para um envelhecimento saudável, somos seres sociais, sofremos muito na pandemia de COVID 19 quando tivemos que nos isolar, se lembra como foi difícil?

Durante toda a sua vida procure ter uma boa relação com você, afinal, no final quem estará com você? VOCÊ!

– Como vamos viver mais, a maturidade pode ser um momento no qual poderemos nos sentir mais livres das obrigações dos 50 primeiros de nossas vidas e então cabe fazer uma transição de carreira, estudar, começar a empreender e também nos desafiar a fazer coisas que nunca fizemos com o objetivo de satisfação pessoal e enriquecimento cognitivo.

Outro ponto importante atrelado à nossa longevidade, é a saúde financeira. Esse aspecto é hiper importante, pois para ter acesso aos outros aspectos que descrevi e sobretudo nos beneficiar dos avanços da saúde, precisamos ter dinheiro e para isso precisamos planejar como será esse futuro, não dá para contar com ninguém, concentre-se em você, assim você terá sua autonomia financeira e será dono (a) do seu nariz!

Se você tem dificuldade no assunto, procure ajuda com quem pode te orientar sobre finanças, mesmo que você nunca tenha feito sua gestão financeira, comece pelo menos a se interessar pelo assunto.

 Mas se sua dificuldade é se segurar para não comprar tudo o que vê pela frente, ou se ao contrário, você não consegue gastar seu dinheiro com facilidade, seu problema deve ser resolvido com terapia.

Esses são alguns aspectos entre outros que nos fazem refletir sobre o futuro, que pode ser leve dependendo de como o encaramos.

Sabe o que nos deixa vivos e interessantes em qualquer idade? Viver e ter curiosidade na vida!

Por último, para outra reflexão, deixo uma frase celebre do médico e Psicanalista Inglês Donald Winnicott quando questionado sobre sua morte, respondeu:

“EU QUERO ESTAR VIVO NA HORA DA MINHA MORTE”.

Luz Marina Toledo

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *